
Às cinco da manhã, Joana atravessa a casa em silêncio. A noite ainda repousa nas janelas, mas o dia já a chama: há café para preparar, trabalho à espera e contas que não podem esperar.
Quando voltar da rotina diária externa, ela quer estar com as crianças; depois de colocá-las para dormir, abrirá os livros. Talvez leia algumas páginas. Talvez o cansaço feche seus olhos antes do fim do capítulo.
Joana conhece o ritmo de Tempos Modernos, de Charlie Chaplin: a máquina acelera, o corpo tenta acompanhá-la e a vida parece caber apenas no cumprimento de mais uma tarefa.
Clique aqui e assista ao trecho do filme
Joana também conhece o perigo de uma educação que ensina a repetir sem perguntar, imagem que o Pink Floyd transforma em denúncia em “Another Brick in the Wall”.
Mas Joana não estuda para obedecer melhor, não se contenta em ser mais um tijolo na parede. Ela quer olhar para si.
Joana estuda porque quer compreender por que algumas pessoas entregam quase todas as horas do dia para garantir o básico e ainda ouvem que não se esforçaram o suficiente.
Uma sociedade corre riscos quando deixa de se enxergar. Olha para a exaustão e chama de falta de mérito; para a desigualdade e chama de destino; para os direitos e chama de privilégio.
Aos poucos, o espelho embaça. Já não percebemos que o cansaço de Joana não é apenas dela: tantas outras pessoas vivem entre o trabalho, o cuidado da família e a tentativa de estudar.
É nesse espelho que a consciência de classe se torna necessária. Não como palavra distante, mas como pergunta concreta: se hoje você ficasse sem condições físicas de trabalhar, quem sustentaria sua casa?
Se a sobrevivência depende do trabalho e do salário, você faz parte da classe trabalhadora, mesmo que ganhe mais do que outras pessoas ou ocupe uma função valorizada. A renda pode variar; a dependência do próprio trabalho permanece.
Joana talvez não use essas palavras, mas conhece essa realidade no corpo. Sabe que precisa continuar, mesmo cansada, porque há pessoas contando com ela.
A consciência de classe começa quando percebemos que dificuldades tratadas como fracassos individuais também têm causas coletivas.
Começa também quando entendemos que defender o direito de quem nos oprime a continuar nos oprimindo não nos aproxima do poder; apenas nos afasta de quem enfrenta a mesma engrenagem.
A leitura pode ajudar a desfazer esse embaçamento. Paulo Freire nos ensina que a leitura do mundo precede a leitura da palavra; a palavra, por sua vez, pode ampliar nossa compreensão desse mundo que tantas vezes nos engole.
Joana já lê o mundo quando sente o peso das jornadas e percebe o pouco tempo que sobra para os filhos e para si. O estudo pode ajudá-la a nomear o que vive e a perguntar como essa realidade foi construída e como ela pode ser modificada.
Em diálogo com Paulo Freire, não basta saber que “vovó viu a uva”. É preciso olhar para além da frase: perguntar quem plantou a uva, em que condições foi produzida, quem a colheu e quem ficou com o lucro.
A educação abre essas perguntas e nos ajuda a perceber que o mundo não é imutável, ainda que muitas vezes tentem apresentá-lo assim.

No debate eleitoral, essa capacidade de compreender a realidade ganha outro peso. Progressismo e conservadorismo expressam visões em disputa sobre direitos, igualdade, tradição, mudanças e o papel do Estado.
O antagonismo político não deveria apagar a complexidade das pessoas, mas torna visíveis escolhas que afetam a vida comum: quem será protegido, quais direitos serão mantidos e que vozes terão espaço para participar das decisões.
Joana também sabe que política pública não é abstração quando precisa levar os filhos ao médico e vaciná-los. No posto de saúde, encontra o SUS, com suas filas e falhas, mas também com a possibilidade concreta de atendimento e prevenção.
Para ela, a saúde pública não é uma ideia distante: é o cuidado que precisa estar disponível quando uma criança adoece e a proteção que começa antes da doença.
Defender o SUS não é dizer que tudo funciona bem; é reconhecer o que representa para tantas famílias e exigir que funcione melhor.
À noite, Joana chega em casa. Abraça os filhos, pergunta como foi o dia e acompanha uma tarefa. Quando eles dormem, acende uma luz pequena e abre o livro. Talvez leia duas páginas; talvez apenas uma.
Amanhã, tentará de novo. Mas já sabe que sua vida não é uma falha isolada e que há muitas pessoas vivendo perguntas parecidas.
Após o primeiro turno, num país cujo mapa eleitoral se inclinou majoritariamente à direita, o segundo turno põe em evidência uma disputa entre projetos de sociedade.
Para Joana, não é apenas uma disputa de palavras: é também a incerteza sobre o que virá, sobre quais direitos serão defendidos e sobre quem poderá falar sem ser reduzido ao silêncio.
Há medo nesse horizonte, não porque toda pessoa conservadora pense igual, mas porque o avanço de uma maioria política pode estreitar o espaço de quem defende mudanças, direitos sociais e igualdade.
Joana marca a página e fecha o livro. Amanhã, voltará ao trabalho, levará os filhos à escola pública e, quando precisarem, ao posto médico.
Ela seguirá tentando estudar com a bolsa que conseguiu em uma universidade privada de renome, por meio de um programa do governo.
No espelho, começa a reconhecer a própria história, a de seus antepassados e as histórias de quem caminha ao seu lado. Talvez seja assim que o silêncio se rompe: quando conseguimos enxergar o país que somos e, juntos, perguntar que país estamos construindo.
▪️Me acompanhe nas redes:
▫️Instagram: @prof.alemoulin
▫️YouTube: @draalessandramoulin
▫️Podcasts: Conexões Verbais