Você não leu errado. Não é Daniel na cova dos leões. É Gerson e é uma leoa.
Ao contrário da história bíblica em que Daniel, jogado entre feras, sobrevive pela força inabalável de sua fé, Gerson de Melo Machado, de 19 anos, se lançou na cova da leoa não por acreditar em algo maior, mas porque já não havia mais chão. Não havia mais mundo.
O caso ocorreu no último domingo (31/11), quando Gerson morreu após invadir a jaula de uma leoa em um zoológico de João Pessoa (PB).
Gerson não foi empurrado. Ele foi descendo devagar, caiu… Ou talvez tenha sido engolido, aos poucos, por um sistema que o ignorou desde o primeiro choro. Filho de uma mãe e de uma avó diagnosticadas com esquizofrenia, Gerson cresceu entre silêncios e vozes que não eram ouvidas por mais ninguém. Seus quatro irmãos foram adotados. Ele não. Ele ficou. Ficou à margem, à sombra, à deriva.
A escola? Um lugar de passagem. A rua? Um campo de batalha. A polícia? Uma presença constante. Mais de uma dezena de passagens. Um histórico que pesa mais que qualquer boletim escolar.
Mas Gerson sonhava. E como sonhava. Queria ser domador de leões na África. Dizia isso com os olhos brilhando, como quem vê um futuro possível onde ninguém mais vê nada. Era motivo de piada. Riam dele. Riam do absurdo de alguém como ele sonhar com algo tão improvável. Mas ele insistia.
Gerson vivia em seu próprio mundo — um mundo fragmentado, distorcido, povoado por imagens e sons que só ele compreendia. Diagnosticado com esquizofrenia, sua realidade era outra. E, talvez por isso, a jaula não lhe pareceu uma ameaça. Talvez tenha sido um chamado. Um símbolo. Um fim.
Aos 19 anos, Gerson morreu de forma trágica.
O vídeo circulou nas redes sociais. As imagens mostram pessoas filmando, rindo, comentando. Ninguém correu. Ninguém tentou impedir. Ninguém chamou ajuda a tempo. Nos comentários, uma avalanche de crueldade:
“Bem feito.”
“Quem mandou entrar aí?”
“Menos um.”
EmpAitia zero. Nenhuma pergunta. Nenhuma pausa para refletir sobre o que leva um jovem a entrar, espontaneamente, numa jaula de felinos? A Fé?
Gerson talvez nunca tenha entendido o que é fé. Talvez nunca tenha sentido o calor de uma mão estendida, de um olhar que acolhe, de uma palavra que cura.
E a pergunta que fica, incômoda, urgente, é: quantos Gersons existem por aí? Quantos jovens estão hoje nas ruas, nas esquinas, nos abrigos, nos becos, tentando sobreviver em um mundo que insiste em devorá-los? Quantos estão buscando as suas próprias jaulas e leoas para serem devorados?
Quantos já estão na cova da leoa, não por escolha, mas porque não há mais lugar seguro para estar?
Na sala de aula, muitas vezes, eles passam por nós. Silenciosos. Agitados. Dispersos. Com fome. Com medo. Com raiva. Com sonhos. E a gente, sem saber, talvez esteja olhando para um Gerson.
E o que fazemos com isso? Continuamos filmando? Comentando? Ou começamos, finalmente, a escutar?
Gerson não foi salvo por um milagre. Não havia fé, nem anjos, nem redenção. Havia apenas o silêncio de uma sociedade que assiste, filma e julga — mas não estende a mão.
Siga: .Instagram: @prof.alemoulin
.YouTube: @draalessandramoulin
.Podcasts: Conexões Verbais
✅ Clique aqui para seguir o Lead Notícia no WhatsApp
A republicação é gratuita desde que citada a fonte. Citação formato ABNT: SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Artigo. Lead Notícia, 2025. Disponível em: [inserir o link da página do artigo]. Acesso em: [data].