Racismo é crime: Argentina precisa aprender com o Brasil

A prisão de uma argentina no Brasil expõe o abismo entre as legislações e o enfrentamento do racismo nos dois países

Por: Eduardo Moura | direto de Buenos Aires
08/02/2026 às 11h12 Atualizada em 14/02/2026 às 11h53
Caption

A prisão da advogada e influenciadora argentina Agostina Paez, no Brasil, acusada de ofensas racistas contra funcionários de um bar em Ipanema, no dia 14 de janeiro, ultrapassou o campo policial.

O caso escancarou diferenças profundas entre legislações e mostrou como o racismo ainda recebe tratamentos desiguais entre países.

O olhar da imprensa argentina

Moro há dez meses em Buenos Aires e acompanhei de perto a repercussão. A imprensa argentina deu amplo destaque ao caso. O foco, porém, esteve menos na gravidade das ofensas e mais na reação da Justiça brasileira.

telejornal argentino 

Para parte do público, a prisão causou surpresa. Essa reação diz menos sobre o Brasil e mais sobre como o racismo ainda é minimizado no debate público argentino.

Crime no Brasil

No Brasil, o racismo é crime, previsto na Lei nº 7.716/1989, e considerado inafiançável e imprescritível. A injúria racial, que inicialmente enquadrou o caso, também é crime e pode levar à prisão.

Não se trata de rigor excessivo, mas de uma escolha institucional clara: o racismo é violência, é inaceitável e deve ser tratado como tal: CADEIA.

A legislação argentina e seus limites

Na Argentina, o cenário jurídico é diferente. Existe a Lei nº 23.592, conhecida como Lei Antidiscriminatória, que proíbe atos discriminatórios por raça, etnia, nacionalidade ou religião.

Ainda assim, o racismo não é tipificado como crime autônomo no Código Penal. Na prática, as punições costumam se limitar à esfera civil ou administrativa, o que enfraquece a resposta do Estado diante de condutas racistas.

Essa diferença legal reflete uma dificuldade histórica de reconhecimento do problema. Para o historiador Ezequiel Adamovsky, professor da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, admitir o racismo implica enfrentar privilégios sociais.

“Para quem ocupa uma posição de privilégio, é difícil enxergar o racismo. Aceitar sua existência significa reconhecer esses privilégios.”

Em entrevista recentemente, o sociólogo Daniel Mato, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET), é ainda mais direto.

“A sociedade argentina é tão racista que sequer percebe o próprio racismo.”

A declaração ajuda a entender por que episódios discriminatórios seguem sendo relativizados e por que a resposta institucional ainda é frágil.

Quando é preciso avisar o óbvio

imagem do telejornal da TN - emissora argentina

Talvez por isso o caso de Agostina Paez tenha causado desconforto quando atravessou a fronteira.

Após a repercussão, alguns portais de notícia na Argentina chegaram a divulgar uma cartilha para turistas, explicando que, no Brasil, manifestações racistas são crime e podem levar à prisão.

Chega a ser inacreditável que, em pleno 2026, seja necessário ensinar que racimo não é permitido. 

O episódio revela um atraso que precisa ser encarado de frente. O racismo não é um problema pontual, nem fruto de “mal-entendidos culturais”.

Ele está presente nas relações sociais, na linguagem e nas estruturas de poder. Ignorá-lo ou minimizá-lo apenas perpetua a violência.

Recado claro

Aprender com a legislação brasileira não significa importar modelos, mas reconhecer que o racismo exige resposta firme do Estado.

Enquanto isso não acontecer de forma consistente na Argentina, novos casos continuarão surgindo e só ganharão a devida atenção quando resultarem em constrangimento internacional.

Como mostrou este caso da advogada e influenciadora, quando o racismo cruza a fronteira, a resposta vem. No Brasil, ela vem com lei, responsabilização e um recado claro: o racismo não é tolerado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Bruno Há 8 meses Anápolis Uma pena que foi presa e logo liberada
Sulan Soares Há 8 meses Salvador Argentino acha que brasil é bagunçado. Que essa mulher fique na cadeia e sirva de exemplo para esses gringos bestas
Fabio Linheiros Há 8 meses São Luís Esclarecedor. Os argentinos ficam Preocupados com a influenciadora , mas alguém quis saber das vítimas? Lamentável
Raiana Há 8 meses DFA Argentina se acha país de primeiro mundo, mas com pensamentos de gente pequena. Melhorem
AMANDA SILVAHá 8 meses SPRACISTAS NA CADEIA.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Eduardo Moura
Eduardo Moura
Jornalista com experiência na cobertura de temas ligados ao Poder Judiciário, política e comunicação institucional. Atuou em veículos como TV Globo, TV Justiça, Record e EBC, além de ocupar cargos de coordenação em órgãos como o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral. Atualmente, mora em Buenos Aires e editor-chefe do portal Lead Notícia.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,02 +0,03%
Euro
R$ 5,62 +0,11%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 440,914,05 -0,55%
Ibovespa
204,302,33 pts -0.74%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade