Argentina discute eliminar a figura do feminicídio do Código Penal

O colunista Eduardo Moura detalha o avanço da proposta do governo Milei e o impacto simbólico e institucional desse desmonte.

Por: Eduardo Moura | direto de Buenos Aires
12/12/2025 às 14h42 Atualizada em 18/12/2025 às 11h59
Casa Rosada - sede do governo Argentino

Diante da sequência de feminicídios no Brasil nos últimos dias, decidi olhar para o cenário daqui de Buenos Aires.

A comparação é inevitável e, de certa forma, perturbadora.

Enquanto no Brasil governo, Congresso e Judiciário discutem maneiras de reforçar mecanismos de prevenção e punição, na Argentina o movimento é o oposto.

O governo Javier Milei já sinalizou a intenção de eliminar a figura do “femicídio” do Código Penal, retirando da lei a categoria que reconhece o assassinato de mulheres por razões de gênero.

A explicação

A ideia central dos defensores da mudança é substituir esse tipo penal específico por uma classificação mais genérica de homicídio qualificado, sob o argumento de que “todos os crimes devem valer o mesmo, independentemente do sexo da vítima”.

Na prática, porém, segundo especialistas, retirar o femicídio significa apagar da legislação a motivação de gênero, reduzindo a capacidade do Estado de reconhecer, medir e punir adequadamente esse tipo de violência, justamente o motivo pelo qual o conceito foi criado.

A proposta ganhou força na última semana e reacendeu o debate sobre o lugar das políticas de gênero no país. Esse debate não ocorre no vazio.

Dados importantes

Obelisco - centro de Buenos Aires 

Segundo dados divulgados pela Oficina de la Mujer da Corte Suprema, órgão responsável por produzir estatísticas oficiais sobre violência de gênero, em 2024 a Argentina registrou uma vítima de femicídio a cada 39 horas.

Nesse cenário, ganham ainda mais peso as vozes das organizações de direitos humanos.

Entre elas está o Centro de Estudios Legales y Sociales (CELS), uma das instituições mais respeitadas da Argentina.

A coordenadora da agenda feminista do CELS, Lucía Vega, afirma que o país vive, desde a posse de Milei, um processo de “vaciamiento institucional”.

De acordo com Lucía Vega, trata-se de um esvaziamento das políticas de gênero e cuidado, impulsionado por cortes, desarticulação e desfinanciamento de programas que sustentavam a proteção às vítimas.

Brasil X Argentina

ilustração 

Enquanto isso, no Brasil, a discussão pública segue por outro caminho.

O país ainda enfrenta dificuldades importantes, como a escassez de delegacias especializadas em muitas regiões e a incapacidade do sistema de Justiça de responder com rapidez e sensibilidade aos casos de violência contra mulheres.

Mesmo assim, há um entendimento básico entre governo, Legislativo e Judiciário de que é preciso avançar e aprimorar os mecanismos de proteção.

Na Argentina, porém, a sensação é oposta.

Comparar os dois países não é um exercício acadêmico. É um lembrete de que políticas públicas não nascem do acaso. Elas são escolhas e, no momento, Brasil e Argentina estão escolhendo caminhos divergentes. 

Vivendo aqui, acompanhando de perto a reação de ONGs, pesquisadoras e especialistas, fico com a sensação de que a Argentina está abrindo mão de uma conquista que custou décadas de luta. Justamente num momento em que as mulheres seguem morrendo. O mínimo que o Estado deveria fazer é preservar as ferramentas que já existem para protegê-las.

 

>Clique aqui para seguir o Lead Notícia no WhatsApp

>Clique aqui para seguir o Lead Notícias do Instagram 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Ricardo Santos Há 10 meses Moinhos de Vento POAComo sociólogo, entendo que políticas públicas eficazes devem reconhecer realidades sociais e fortalecer mecanismos de proteção, não apagá-las. A proposta de eliminar a figura do feminicídio é uma postura que eu já vinha analisando e considero lamentável. Ao ignorar a violência de gênero como um fenômeno específico e estrutural, o Estado enfraquece o enfrentamento de um problema real. Triste isso!
Lúcia Miranda Há 10 meses Bauri SPLamentável! Fico imaginando na Venezuela, Bolivia e Colômbia ..como esse tema é tratado
Mostrar mais comentários
Eduardo Moura
Eduardo Moura
Jornalista com experiência na cobertura de temas ligados ao Poder Judiciário, política e comunicação institucional. Atuou em veículos como TV Globo, TV Justiça, Record e EBC, além de ocupar cargos de coordenação em órgãos como o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral. Atualmente, mora em Buenos Aires e editor-chefe do portal Lead Notícia.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,02 +0,03%
Euro
R$ 5,62 +0,11%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 440,914,05 -0,55%
Ibovespa
204,302,33 pts -0.74%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade