O Natal é uma festa cristã. Ainda assim, atravessa a vida de pessoas que não são cristãs, que não frequentam igrejas e que, muitas vezes, não se reconhecem em nenhuma religião. O mesmo acontece com o último dia do ano. Algo muda no clima.
O tempo parece mais pesado, mais rápido, mais carregado de expectativa. As pessoas fazem balanços, criam promessas, se emocionam com mais facilidade ou ficam mais irritadas. Não é coincidência. É comportamento aprendido.
A vida não é vivida apenas como uma sequência de dias. A gente aprende, desde cedo, a organizar o tempo em ciclos. Começos, meios e fins. Ano letivo, férias, aniversários, datas comemorativas, viradas.
Esses marcos não servem só para organizar agendas. Eles ajudam a dar sentido ao que acontece. Funcionam como pontos de parada que permitem olhar para trás, elaborar perdas, sustentar esperanças e seguir adiante.
Há uma sabedoria popular nisso, bem captada por Gilberto Gil quando canta o tempo não como inimigo, mas como força soberana — algo que passa por nós, nos molda, nos atravessa e segue adiante, independentemente da nossa pressa.
O tempo não se apressa nem se comove com nossas expectativas. Ele reina. E nós aprendemos, ao longo da vida, a negociar com esse reinado.
Por isso datas como Natal e Ano Novo mobilizam tanto. Elas ativam memórias antigas, expectativas familiares, fantasias de reconciliação, lembranças de quem não está mais presente.
Mesmo quem diz que não liga sente alguma coisa. Porque ninguém se forma fora da cultura. A gente aprende a sentir o tempo junto com os outros.
O tempo vivido, no entanto, não é o tempo do relógio. Ele não anda em linha reta nem respeita planejamento. Às vezes corre. Às vezes pesa. Às vezes parece parado. O fim do ano costuma intensificar essa sensação: o passado recente volta com força, o futuro aparece como cobrança, e o presente fica estreito.
Queremos fechar ciclos, mas nem sempre conseguimos. Queremos recomeçar, mas carregamos coisas demais.
Em Tempo Rei, há a ideia de que o tempo segue transformando tudo — pessoas, valores, dores, certezas. Nada permanece intacto. Isso pode ser vivido como ameaça ou como alívio. Para alguns, o fim do ano desperta angústia: o medo de que o tempo leve mais do que devolve.
Para outros, desperta esperança: a confiança de que aquilo que hoje dói pode, com o tempo, mudar de forma.
Essas reações não são falhas individuais. São efeitos de uma relação humana com o tempo que precisa de marcos para não se perder. Precisamos de datas que simbolizem fechamento porque nem tudo se fecha sozinho.
Precisamos de rituais de passagem porque a vida, por si só, não oferece pausas claras. Sem esses cortes simbólicos, tudo vira um fluxo contínuo difícil de suportar.
Ao mesmo tempo, essas datas revelam um desconforto importante: o desejo de recomeço convive com a sensação de cansaço. Queremos mudança, mas estamos exaustos. Queremos avançar, mas algo em nós ainda pede tempo.
E talvez a música do Gil nos lembre justamente disso: o tempo não se domina, não se acelera à força, não se organiza apenas por vontade.
Talvez atravessar o Natal e o Ano Novo seja menos sobre virar outra pessoa e mais sobre aceitar que o tempo segue fazendo seu trabalho — transformando, desgastando, abrindo espaço. Reconhecer seus ciclos não como promessa de solução imediata, mas como convite à paciência.
O tempo reina. E nós seguimos aprendendo, ano após ano, como viver dentro dele.
Siga:
.Instagram: @andrelccaval
.YouTube: @andrelc539